Balão Mágico.

Balão Mágico foi um programa infantil da Rede Globo que durou de 7 de março de 1983 a 28 de junho de 1986. E que a parte da apresentação na tv, funcionava como um grupo musical.

A Turma do Balão Mágico começou antes do programa da tv. Em 1981, Simony já se apresentava como caloura no programa do Raul Gil e Tob também cantava como calouro, além de fazer comerciais e desfiles.
Em 1982, o irmão de Tob o levou para fazer um teste quando soube da ideia de Tomas Muños, diretor da CBS, de montar um grupo musical, que já tinha convidado a Simony.

A produção do primeiro álbum ficou a cargo de Edgard Poças e o disco já estava quase pronto quando apareceu o terceiro integrante, Mike Biggs.

O pai de Mike, Ronald Biggs, falecido em 2013, era um inglês que ficou conhecido como o ladrão do século por ter participado do assalto do trem pagador, que virou filme. Ronald sofreu um sequestro e Mike fez um apelo na tv para que seu pai fosse devolvido. Tomas viu no garoto um grande potencial e o convidou para se juntar ao grupo, retirou uma das faixas e acrescentou outra com a participação de Mike.

Em 1983, o grupo ganhou um programa de tv na Rede Globo. A apresentação do programa tinha a participação de Fofão (Orival Pessini) e Cascatinha (Castrinho).

Orival Pessini, falecido em outubro de 2016, disse que teve carta branca para criar o personagem para o programa. Qualquer um que fosse seria aceito, pois ele já tinha feito outras máscaras de látex, como o macaco Sócrates do programa Planeta dos Homens. Castrinho também já era comediante.

Tob começou atuando como o fofinho, uma versão infantil do Fofão.

Em 1984 entrou Jairzinho (Jair Oliveira), filho do cantor Jair Rodrigues, que ficou muito famoso depois de, em um dos shows no Maracanã que faria apenas uma participação, cantar sozinho substituindo seu pai que não pode comparecer.

A Turma do Balão Mágico lançou 5 álbuns e se tornou um dos maiores grupos infantis da história do Brasil e emplacou muitas músicas de sucesso.

O primeiro álbum, de 1982, contém os sucessos: Baile Dos Passarinhos, Tem Gato na Tuba e Galinha Magricela.

O segundo álbum, de 1983, contém: Super Fantástico, Ai Meu Nariz e Ursinho Pimpão.
O terceiro álbum, de 1984, contém: É Tão Lindo, Se Enamora e Amigos do Peito.
O quarto álbum, de 1985, contém: Barato Bom da Barata.

O quinto álbum, de 1986, não contém nem uma canção que tenha virado hit.
Uma das características do grupo foram as participações especiais de cantores famosos, como Djavan, Roberto Carlos e Fábio Jr, entre outros.

Em 1985, Tob, que sofria as alterações bruscas e típicas da adolescência, precisou deixar o grupo, e através de um concurso, Ricardinho entrou em seu lugar fazendo uma pequena participação no quarto LP.

O Balão Mágico começou a cair em audiência e número de vendas a partir de então.
Em 1986 Ricardinho e Mike deixaram o grupo. Luciana, prima da Simony, e Marcinho, passaram a fazer parte da formação.

No mesmo ano Simony deixou o programa e assinou com a Rede Manchete, em seu lugar entrou Ticiane Pinheiro que já apresentava o TV Criança na Band.

As gravações do programa duraram até o mês de maio e a partir de então até junho, manteve-se no ar com reprises.

Simony lançou um álbum ao lado de Jairzinho.
Jairzinho foi estudar nos EUA e depois se tornou produtor musical.

Tob foi forçado a deixar o Balão Mágico ao completar 14 anos. Gravou um LP de menor repercussão, e se tornou ator.

Mike toca músicas brasileiras em Londres e administra seu site.

Fofão criou, idealizou e apresentou a TV Fofão na Rede Bandeirantes e CNT Gazeta, teve passagens pelo SBT e pela Record. Faleceu em 14 de outubro de 2016, aos 72 anos.
Ricardinho mora em Piracicaba e não há histórico a seu respeito.

Marcinho trabalhou como paparazzi por 10 anos com seu site NoFlagra.com. Tornou-se Mestre em Ensino de Física, adapta e produz peças teatrais sobre ciências. É autor de material didático de física e química, trabalhou na elaboração do Telecurso 2000+10 da Fundação Roberto Marinho.

Jairzinho só passou a fazer shows depois da saída de Tob. E já na fase de decadência, Luciana a prima de Simony e Luciana a irmã de Jairzinho integraram o grupo por algum tempo, nas turnês.

Em 1988 surgiu a Nova Turma do Balão Mágico com as gêmeas Natanna e Tuanny (filhas da cantora Adriana) e Rodrigo, irmão de Vanessa, do grupo Trem da Alegria.

Em 2002, Gugu promoveu uma seletiva para compor a nova formação do grupo, mas não pode usar o nome original. Embora as crianças tenham gravado algumas canções do Balão Mágico, o nome do grupo ficou A Turma do Balão, mas não empolgou e terminou no mesmo ano.

Simony manteve um relacionamento discreto, teve a primeira filha e se casou com o rapper e ex presidiário AfroX. Em entrevista ela disse que só queria constituir uma família e fingia estar tudo bem, mas não estava.

Em 2008 Simony gravou um cd com as melhores canções do Balão Mágico. Em 2014 ela disse que o Balão Mágico gerará renda até para os seus bisnetos.

Para assistir a esse conteúdo, clique aqui, para ser direcionado ao canal LOTV.

0 comments: